Resumo do Trabalho de Pesquisa apresentado no último semtre da graduação do curso de Psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso.
SILVA, A.P.R.R; PITERSKIH, A.R; BASILE, G.C; CARVALHO, L.B; SANTOS, R.M.A; BONFANTI,T.D. RAHIN, M.A. (orientador) Os paradigmas do processo socio-histórico do sujeito institucionalizado no movimento anti-manicomial do município de Santos/SP, 2008 Estudos Orientados, Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP - Universdade Paulista. Santos – Rangel, 2008.
Considerando a importância histórica do movimento de luta anti-manicomial que resultou no fechamento dos manicômios e na abertura de uma nova visão a respeito da loucura e de seus atores, esta pesquisa objetiva entender como se deu o processo de desinstitucionalização dos sujeitos encarcerados e a re-significação de sociedade e individuação para estes sujeitos através de pesquisas de registros documentais que dizem respeito ao movimento anti-manicomial. Com igual interesse, objetiva compreender como se deu a re-socialização do Eu institucionalizado no processo anti-manicomial a partir da visão dos profissionais da saúde mental do município de Santos/SP. Foram entrevistados dez psiquiátras, ex-funcionários da área de saúde mental, com experiência no movimento da luta antimanicomial. Pesquisamos os registros documentais da época, dentre os quais, matérias de jornais, artigos de revistas, depoimentos publicados e vídeos. Realizamos entrevistas semi-estruturadas, aplicadas aos profissionais envolvidos na luta antimanicomial. Concluímos que institucionalizar um sujeito, seja ele portador de sofrimento psíquico ou protagonista de um ato ilícito, faz produzir e perpetuar na sociedade um mecanismo de segregação e exclusão. Com a abertura dos portões da Casa de Saúde Anchieta, muitas famílias tiveram que aprender a lidar com seu ente e tiveram apoio da equipe interdisciplinar, motivando alterações de condutas individuais e coletivas, partilhadas nas garantias jurídicas dos direitos da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário