quarta-feira, 22 de abril de 2009

Resumo do trabalho de conclusão do Estágio de Oficina de Criatividade, do último semestre da graduação do curso de Psicologia

SILVA, A.P.R.R; Santos, C. A; BASILE, G.C. SATO, H. (orientador). Oficina de Criatividade: A Fala e a Escuta através da Arte Terapia. Oficina de Criatividade, Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP - Universdade Paulista. Santos – Rangel, 2008.
Este trabalho de pesquisa objetiva tentar compreender a dinâmica psíquica e social de crianças vítimas de maus tratos e em vulnerabilidade social através do uso das técnicas de oficinas de criatividade. Esta agrega, de modo eficiente, os aspectos latentes, criativos aos conteúdos manifestos do indivíduo. Com igual interesse, objetiva verificar se a arte terapia pode auxiliar crianças vítimas de maus tratos, em situação de vulnerabilidade social e comportamentos agressivos atendidas pelo projeto Futuro Campeão do município de Cubatão, ao proporcionar um espaço para elaboração de suas experiências pessoais e coletivas visando uma melhoria das condições psíquicas. Foram analisadas as vivências e produções artísticas de três crianças em vulnerabilidade social e com dinâmicas agressivas atendidas pelo projeto Futuro Campeão, foi realizada análise qualitativa a partir do referencial teórico junguiano. A arteterapia possibilitou um momento de relaxamento, criação e concentração ao propor um contato com a realidade subjetiva de cada um num processo de auto-análise e reflexão; assim como favoreceu o entendimento da dinâmica psíquica das crianças, que participaram das oficinas de criatividade, devido a manifestação simbólica de suas relações interpessoais através de suas produções artísticas.

Nenhum comentário: