quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Atendimento Infantil e seus desdobramentos


Olá à todos!

Um dos trabalhos que realizo no consultório é o atendimento infantil. Trabalhar com crianças é sempre um desafio e um grande aprendizado. Sei que meu trabalho está diretamente ligado ao modo como os pais lidam com suas crianças, portanto, sempre esclareço que trabalhamos em conjunto: eu no consultório e os pais em casa.

Durante meus estudos, lembrei-me da introdução do livro de BRUNO BETTELHEIM "A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS", que esclarece a importância da presença e do olhar atento dos pais no desenvolvimento de recursos internos e na promoção da significação da vida para a criança.

Eis um trecho desta introdução.

Beijos e abraços...

Giovana

“Ao contrário do que diz o mito antigo, a sabedoria não irrompe integralmente desenvolvida como Atenas saindo da cabeça de Zeus, é construída por pequenos passos a partir do começo mais irracional. Apenas na idade adulta podemos obter uma compreensão inteligente do significado da própria existência neste mundo a partir da própria experiência nele vivida. Infelizmente, muitos pais querem que as mentes dos filhos funcionem como as suas – como se uma compreensão madura sobre nós mesmos e o mundo, e nossas idéias sobre o significado da vida não tivesses que se desenvolver tão lentamente quanto nossos corpos e mentes. (...)

(...) no conjunto da “literatura infantil” – com raras exceções – nada é tão enriquecedor e satisfatório para a criança, como para o adulto, doq eu o conto de fadas folclórico. (...) os contos de fadas ensinam pouco sobre as condições especificas da vida na moderna sociedade de massa; esses contos foram inventados muito antes que ela existisse. Mas através deles pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos, e sobre as soluções corretas para seus predicamentos em qualquer sociedade, do que com qualquer outro tipo de estória dentro de uma compreensão infantil. Como a criança em cada momento de sua vida está exposta à sociedade em que vive, certamente aprenderá a enfrentar as condições que lhe são próprias, desde que seus recursos interiores permitam.

Exatamente porque a vida é freqüentemente desconcertante para a criança, ela precisa ainda mais ter a possibilidade de se entender neste mundo complexo com o qual deve aprender a lidar. Para ser bem sucedida neste aspecto, a criança deve receber ajuda para que possa das algum sentido coerente ao seu turbilhão de sentimentos. Necessita de idéias sobre a forma de colocar ordem na sua casa interior, e como base nisso ser capaz de criar ordem na sua vida. Necessita (...) de uma educação moral que de modo sutil e implícito conduza-a às vantagens do comportamento moral, não através de conceitos éticos abstratos, mas daquilo que lhe parece tangivelmente, e portanto significativo.” (BETTELHEIM, 1980, p. 11, 13)


BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 198

Nenhum comentário: