quinta-feira, 23 de abril de 2009

Caso Clínico

Resumo do trabalho de conclusão do estágio de Psicoterapia Breve Infantil, do último semestre da graduação do curso de Psicologia

BASILE, G. C; CAMARGO, M. L. (orientadora) Teoria e prática da psicoterapia breve: o desenvolvimento infantil na relação pais-criança Psicoterapia Breve Infantil, Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP - Universdade Paulista. Santos – Rangel, 2008.
Este trabalho de conclusão de estágio objetiva articular as teorias sobre a psique e o desenvolvimento infantil com a prática clínica através do atendimento em Psicoterapia Breve Infantil. A psicoterapia breve preconiza a dinâmica psíquica do paciente através da sua demanda atual, que compreende seu sintoma, sua queixa e as características de sua personalidade, possibilitando entender a psicodinâmica da vida cotidiana do paciente. O caso clínico, apresentado com a queixa de dificuldade de relacionamento familiar e baixa auto-estima, refere-se ao menor A. M., 10 anos, que foi atendido no primeiro semestre de 2008 na Clínica de Psicologia Aplicada da UNIP. Durante os atendimentos foram realizadas as técnicas de sensibilização: brincando com a caixa lúdica, modelando massinha, desenho livre, sensibilização com argila e modelagem e construindo uma criança.

Nenhum comentário: